3 fatores que influenciam no aumento da conta de energia
Estrutura Energia Solar • 20 de janeiro de 2023
A energia solar cresceu mais de 40% em 2022 e mostrou a força de uma das principais matrizes energéticas do Brasil. Considerada uma energia limpa, inesgotável, econômica e sustentável, essa fonte de geração elétrica está cada dia mais presente em milhares de casas, empresas e agronegócios dos brasileiros.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em uma década a energia solar gerou mais de 670 mil novos empregos, mais de 113 bilhões em novos investimentos e 35,5 bilhões em arrecadação de tributos.
Além disso, a energia proveniente do sol foi responsável por evitar o despejo de mais de 31 milhões de toneladas de dióxido de carbono, no planeta. E ainda, reduzir em até 90% a conta de luz de um negócio ou uma residência.
Energia brasileira
Segundo um levantamento coletado pela plataforma de descontos, Cupom Válido, a fatura de energia do Brasil é a segunda mais cara do mundo, ficando atrás apenas da Colômbia.
Diante disso, surge a necessidade de procurar alternativas que reduzam o valor pago na fatura do fim do mês. Uma vez que, esse é um dos boletos mensais, que mais ocupa espaço no orçamento do povo brasileiro. E a fonte de energia solar é uma das alternativas utilizadas por muitos.
Veja a seguir três fatores que aumentam sua conta de luz:
Bandeiras de luz
Desde 2015 o Brasil adotou o uso do sistema de bandeira que serve para medir quanto está sendo gasto com energia elétrica e conscientizar a população do uso consciente.
As bandeiras são representadas pelas cores verde, vermelha e amarela. Elas são responsáveis por mostrar o quanto está sendo custeado para as geradoras.
Sobre o significado das bandeiras:
Verde: não há acréscimo na conta;
Amarela: há um adicional de 1,50 para cada 100 kWh;
Vermelha: tem adição de 3,00 a cada 100 kWh.
Mau uso de aparelhos domésticos
Você sabia que eles podem ser os maiores vilões para a sua conta de luz chegar nas alturas? E como sabemos que não é possível deixar de utilizá-los, é preciso pensar em métodos que economizem na hora do consumo.
Por exemplo, a geladeira precisa estar sempre fechada corretamente e vedada, já que deixar ela aberta ou abrir muitas vezes ao dia não é o ideal. O ferro de passar roupa é outro aparelho que deve ser usado com consciência e somente quando necessário, já que esse item consome muita energia, assim como a máquina de lavar.
Desperdício com aparelhos que consomem muito
Já sabemos que alguns aparelhos consomem mais energia que os outros e que atenção deve ser redobrada, nesses casos é preciso ficar atento quanto ao uso de cada um deles.
Além de comprar aparelho que tenham o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), utilize o chuveiro em horário específicos, entre 18h e às 21h; lembre-se de ativar o computador para desligar sozinho e não deixe os carregadores conectados à tomada quando estiverem com 100% de carga.
Para não perder nenhuma novidade do mundo solar, acesse o nosso blog no site semanalmente e acesse as nossas redes sociais.